O GEEMPA, Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação

As finalidades do GEEMPA são o estudo e a pesquisa para o desenvolvimento das ciências da educação, a realização de ações efetivas visando a melhoria da qualidade do ensino, junto a professores e técnicos que atuam na área educacional, assim como junto a autoridades responsáveis pelo planejamento e execução da política educacional e a formação e orientação de professores, técnicos e profissionais ligados à educação.
A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa. Eles devem ser apoiados pelos supervisores, orientadores e coordenadores, que também são convocados a se formarem nesta metodologia.

As grandes diferenças entre a proposta pós-construtivista e outra são:

PÓS-CONSTRUTIVISTA

NÃO PÓS-CONSTRUTIVISTA

* o ensino se apóia no pensamento dos alunos

* o ensino se apóia nos conteúdos

* considera a aprendizagem um fenômeno social e organiza a interação na sala de aula através de pequenos grupos de alunos

* considera a aprendizagem um fato individual e estabelece relação entre professor x aluno

* aposta que todos podem aprender

* alguns alunos não podem aprender

* avalia durante o processo para planejar

* avalia como critério de classificação dos alunos

* o ritmo de aprendizagem é impresso pela tecnologia.

* o ritmo de aprendizagem é considerado individual a cada aluno

sábado, 30 de outubro de 2010

DÁ CERTO

Nossos grupos áulicos foram formados na última quinta-feira. Foi um alvoroço. Nossa visitante, a Gabi, comentou que somos muito barulhentos (e ela é adoslecente!), o que me faz pensar nessa dinâmica, tão diferente, do trabalho do GEEMPA.
Essa quebra de paradigmas é realmente um passo difícil para a maioria de nós. Estamos acostumados a termos alunos "bem comportados" em nossas salas de aula, e quando não são, ficamos enlouquecidos e não conseguimos "dar aulas". Isso me faz lembrar as ideias de um amigo professor que diz que essa é a diferença: O ideal é não darmos aulas, e sim instigarmos a vontade de aprender. Nós não damos aulas no GEEMPA. Nós somos instigadores da curiosidade de aprender, da vontade de saber. E o melhor de tudo: DÁ CERTO!
Temos resultados maravilhosos com crianças que "o mundo" já havia desistido de ensinar. Temos depoimentos de desejos de aprender, de acreditar em si e no professor pela observação de que "DÁ CERTO".
Me emociono toda vez que vejo uma dessas histórias de fracasso na escola se tornar uma história de possibilidades de crescimento intelectual, e temos muitas dessas histórias no GEEMPA, graças a um trabalho sério de todos os que valentemente permaneceram lutando pela possibilidade de ensinar, sem medo de ser engolidos por algum “Rei dos Ogros” que já engoliu muitas professoras em sua sofrida vida estudantil. Parabéns aos quinze professores que acreditam que podem ser a diferença para muitos estudantes.

2 comentários:

  1. Em minha prática, jamais havia visto coisa mais maravilhosa que a vontade real de aprender. Me ví chorando quando um serzinho me disse, tia dá certo!
    Jane Bulsing

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  2. Pois foi inspirada na sua história, Jane, que escrevei essas poucas palavras.

    Adriana Parisotto

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